quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Câncer de Mama: Fique atento aos sinais!

Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom. Por isso vamos ficar atentos aos sinais do câncer de mama.

Sinais do Câncer de Mama
* Mudança no tamanho ou formato

* Vermelhidão ou descamação do mamilo ou pele da mama
* Saída de secreção (que não leite) pelo mamilo.
*Inchaço na região da axila e clavícula
* Nódulo ou espessamento do tecido.
* Mudança da textura da pele (como covinhas ou franzidos)
* inversão do mamilo (para dentro).
* Dor constante na região das mamas e axilas.

Mulheres com histórico familiar de câncer de mama devem ficar ainda mais atentas para evitar o risco de desenvolver a doença. Quem tem mãe, irmã ou filha que teve câncer de mama ou de ovário antes dos 50 anos deve realizar o exame clínico das mamas e a mamografia uma vez por ano a partir dos 35 anos.
Fique atento a qualquer alteração, faça seus exames de rotina e tenha hábitos saudáveis. Ter uma vida saudável é requisito básico para ficar distante das doenças. Alimentar-se bem, praticar atividade física regularmente, ter um sono de qualidade, não abusar de bebidas alcoólicas e não fumar. Há pesquisas que indicam que a amamentação e o controle do peso podem ajudar a prevenir o câncer de mama.
O Autoexame das mamas, o exame das mamas feito pela própria mulher, é muito importante, e deve ser realizado rotineiramente, mas não exclui as avaliações médicas periódicas. Conforme recomendação do Instituto Nacional do Câncer (Inca), toda mulher de 40 anos ou mais deve fazer o exame clínico anualmente. Entre 50 e 69 anos, deve-se fazer a mamografia a cada dois anos. O risco deste tipo de neoplasia aumenta com a idade.



Natalia Guerreiro FerreiraFisioterapeuta crefito 3/49373-F
Fonte:
INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER (INCa/MS)- Disponível em: (http://www.inca.org.br/).
HOSPITAL AMARAL CARVALHO- Disponível em: (http://www.amaralcarvalho.org.br/)

Câncer de Mama


Atualmente o câncer de mama é considerado um grave problema de saúde pública, já que é umas das mais importantes causas de morbidade e mortalidade na mulher. Estimativas apontam que neste ano, em todo o País, cerca de 53 mil novos casos devem ser diagnosticados. 

Este tipo de câncer pode ser causado por alterações genéticas, estas alterações podem ser estimuladas por fatores ambientais como: tabagismo, uso de hormônios (TRH – terapia de reposição hormonal), inicio da menstruação em idade muito jovem, menopausa em idade mais tardia, menor numero de gravidez e gravidez em idade cada vez mais tardia, excesso de peso e ingestão de bebida alcoólica ou também por fatores genéticos.
Apesar de pouco comum (1% do total de diagnósticos) os homens também podem desenvolver esta doença, uma vez que o peito é composto por tecidos idênticos em homens e mulheres.

Natalia de F. Guerreiro Ferreira
 Fisioterapeuta crefito 3/49373-F



Fonte:
INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER (INCa/MS)- Disponível em: (http://www.inca.org.br/).
HOSPITAL AMARAL CARVALHO- Disponível em: (http://www.amaralcarvalho.org.br/)


Dicas da fisioterapia para pacientes mastectomizadas.

Iniciando a fisioterapia 


Exercícios domiciliares: 
Durante os três primeiros meses após a cirurgia, faça estes exercícios três vezes por dia. Inicialmente, o número de vezes que se realiza cada movimento é pequeno, em geral dez repetições.
* Movimentos de pêndulo: Incline-se para frente, mova os braços como pêndulo. Na mesma posição, mova os braços de um lado a outro.
* Suba com os dedos pela parede, mantenha o cotovelo esticado e permaneça nesta posição por 8 segundos.
* Com as palmas das mãos para dentro e abra os braços sem dobrar os cotovelos. Mantenha os braços no máximo da elevação conseguida por 8 segundos. Repita o mesmo movimento, mas agora elevando os braços para frente.
* Coloque os braços nas costas. Mantenha-se reta e dobre os cotovelos, levando as mãos para cima e para baixo. Mantenha por 5 segundos as mãos juntas no ponto mais alto que você atingir e por mais 5 segundos no ponto mais baixo.
* Com a mão apoiada na cintura, eleve o braço do lado operado, passando por cima da cabeça e tocando com os dedos a orelha do lado oposto. Mantenha esta posição por 10 segundos e retorne à inicial.


Intervalos de descanso:
Parar um pequeno período de tempo, ao longo do dia e deitar elevando o braço apoiado sobre um travesseiro, de maneira que o cotovelo, o punho e a mão estejam mais altos que o ombro, é uma alternativa que facilita a drenagem postural. É possível realizar movimentos de abrir e fechar a mão, ou apertar vagarosamente uma bolinha macia.


Automassagem:
Observe a sequencia na figura abaixo.
1  Movimentos circulares, com toda a mão apoiada sobre a axila do lado oposto ao da cirurgia (aproximadamente 20 repetições).
2 Os mesmos movimentos descritos anteriormente, mas na região inguinal do mesmo lado da cirurgia(aproximadamente 20 repetições).
3 Movimentos de deslizamento que se iniciam na região distal do braço e vão em sentido proximal, depois seguem de cima do local da cirurgia até o lado oposto. (Repita este trajeto 3 vezes).
4 Movimentos de deslizamento, iniciando na axila do lado comprometido até a região inguinal do mesmo lado (Repita este trajeto 3 vezes).
5 Termine repetindo os passos 1 e 2.


Trabalho respiratório
Para a realização destes exercícios é preciso apenas respirar de maneira calma e profundamente, puxando o ar pelo nariz e soltando pela boca, procurando também relaxar toda a musculatura das costas, do pescoço, face, pernas e braços. Esta atividade melhora a capacidade pulmonar, gera uma sensação de bem estar e tranquilidade, relaxa tanto a mente como o corpo.


É preciso ter cuidado para mais tarde não sofrer, por isso aproveite as orientações da fisioterapia e Boa sorte!
Natalia de F. Guerreiro Ferreira
Fisioterapeuta crefito 3/49373-F

terça-feira, 12 de julho de 2016

Algumas Frases de Joseph Pilates...

  • "Nem muito pouco, nem em excesso."

  • "Respeite seu próprio ritmo."

  • "Um velho sem flexibilidade é um velho, um velho com flexibilidade é um jovem."

  • "Realize seu exercício com o mínimo de esforço e o máximo de prazer."

  • "Sempre mantenha sua mente concentrada no objetivo do exercício que você está executando.”

  • "Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem."

  • "Os benefícios do Pilates só dependem da execução dos exercícios. As instruções devem ser seguidas com fidelidade."

  • "É estar presente, concentrado e não distraído. É a mente que esculpe o corpo."

  • "Não interessa o que você faz e, sim, como você faz."

  • "Poucos movimentos bem feitos realizados de forma correta e equilibrada valem por muitas horas de ginástica."

  • "Se aceite da forma que você é."

  • "Hábitos incorretos são responsáveis pela maioria de nossas doenças, se não por todas elas."

  • "A contrologia desenvolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, vigora a mente e eleva o espírito."

  • "Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você terá um novo corpo."

  • "Seu corpo é seu maior bem, ele guarda e reflete sua alma. Cuide dele como se fosse uma pedra preciosa e nós o lapidaremos."


Algumas Frases de Joseph Pilates...

"Nem muito pouco, nem em excesso."


"Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem."

"Respeite seu próprio ritmo."


"Se aceite da forma que você é."

"Os benefícios do Pilates só dependem da execução dos exercícios. As instruções devem ser seguidas com fidelidade."
"Sempre mantenha sua mente concentrada no objetivo do exercício que você está executando.”
"Não interessa o que você faz e, sim, como você faz."
"Poucos movimentos bem feitos realizados de forma correta e equilibrada valem por muitas horas de ginástica."

"É estar presente, concentrado e não distraído. É a mente que esculpe o corpo."


"Hábitos incorretos são responsáveis pela maioria de nossas doenças, se não por todas elas."
"A contrologia desenvolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, vigora a mente e eleva o espírito."

"Um velho sem flexibilidade é um velho,


 um velho com flexibilidade é um jovem."


"Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você terá um novo corpo."

"Seu corpo é seu maior bem, ele guarda e reflete sua alma. Cuide dele como se fosse uma pedra preciosa e nós o lapidaremos."


"Realize seu exercício com o mínimo de esforço e o máximo de prazer."